Foto: João Raposo/SBT
A novela infanto-juvenil do SBT “As Aventuras de Poliana” continua seu trajeto descendente no interesse do público, e o pior, de todas as idades.
Em novembro, a história adaptada por Íris Abravanel perdeu audiência na Grande São Paulo --principal mercado da publicidade brasileira-- pelo quinto mês consecutivo.
A trama do SBT fechou o mês com 11,8 pontos de média (cada ponto = 72 mil domicílios) e 16,2% de share (ou seja 16 em cada 100 TVs ligadas na região). Foi o pior resultado já registrado (veja dados do ibope abaixo).
Desde a estreia “As Aventuras de Poliana” perdeu público mirim (de 4 a 11 anos), juvenil (de 12 a 17 anos), das classes C2 e DE. Também perdeu telespectadoras adultas, o que mostra perda de interesse também das mães.
“Poliana”, por fim, perdeu público em nível nacional. No Painel Nacional de Televisão (PNT), onde cada ponto vale por 240 mil domicílios, perdeu quase 15% de audiência.
De todas as praças mensuradas pela Kantar Ibope, só não caiu no Rio, Curitiba e Goiânia. Em Salvador, por outro lado, teve uma das maiores quedas: quase um terço do público desde a estreia em maio.
Com previsão de ficar no ar ao menos até 2020, o SBT precisa pensar em alguma estratégia rapidamente antes que a novela continue perdendo telespectadores.
Veja abaixo as médias mês a mês de “Poliana” desde a estreia (SP) Pontos e share (%).
Maio - 14,6 pontos e 19,9%
Junho - 15,2 e 20,7%
Julho - 14,8 e 20,2%
Agosto - 14,5 e 19,7%
Setembro - 13,5 e 18,6%
Outubro - 12,4 e 17,0%
Novembro - 11,8 e 16,2%
Fonte: Dados da Kantar Ibope Media obtidos pela coluna por terceiro.
Texto: Ricardo Feltrin - UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário